ALRS/COMISSÃO DE SAUDE

ALRS/COMISSÃO DE SAUDE

25 de Março de 2021 0 Por fredericoantunes

O Deputado Frederico Antunes, líder do governo na Assembleia Legislativa, acompanhou a reunião da Comissão de Saúde, que recebeu em audiência pública, a Secretária Arita Bergmann para apresentar o relatório do 3º quadrimestre de 2020, da Gestão Estadual de Saúde.
Após a divulgação dos dados, apresentados pela própria secretária e por diretores técnicos da pasta, Arita Bergmann respondeu perguntas sobre uma questão levantada pelo Deputado Frederico Antunes, a respeito da falta de medicamentos e demais insumos em vários hospitais do Estado, principalmente para o tratamento da COVID.

NOVOS KITS INTUBAÇÃO CHEGAM AO RS

Mesmo sendo de responsabilidade dos hospitais, Arita Bergmann explicou que em face da dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para a compra excepcional da medicação, que já está sendo distribuída com o auxílio logístico do Exército Brasileiro,
às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo SUS. A nova remessa é definida com base no acompanhamento semanal do
abastecimento de insumos que a SES realiza.

Com relação à reposição de oxigênio, a Secretária afirmou que o Governo do RS está mobilizado e trabalha junto ao Ministério da Saúde, aos laboratórios e a Federação das Santas Casa, para evitar o colapso do desabastecimento.
Outra pauta que ficou definida como encaminhamento da audiência pública, trata-se dos valores dos medicamentos, cujo o preço máximo no país é definido e regulamentado pela tabela CMDE-ANVISA. A Comissão de Saúde irá encaminhar o pleito para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, revise a tabela criada e atualizada anualmente pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).