FREDERICO: GRUPOS AES E SAESA APRESENTAM SEUS PLANOS PARA O RS

FREDERICO: GRUPOS AES E SAESA APRESENTAM SEUS PLANOS PARA O RS

11 de setembro de 2020 0 Por Dep. Frederico Antunes

Anúncios foram feitos durante reunião virtual com liderança dos dois países

Uma videoconferência realizada no final da tarde desta quinta-feira (10), que contou com a participação do governador Eduardo Leite, do secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Arthur Lemos, do líder do governo, deputado Frederico Antunes, do CEO da AES Brasil, Ítalo Freitas e do presidente da San Atanasio Energía (SAESA), Juan Bosch, discutiu o futuro da usina termelétrica de Uruguaiana e a entrada do grupo AES no ramo de energia renovável no Rio Grande do Sul. 

A operação da usina foi vendida na semana passada pela norte-americana AES para a SAESA, que atua na área de gás e energia elétrica na Argentina. Presidente da San Atanasio Energía, Juan Bosch, afirmou que o mercado brasileiro é muito promissor, em especial a região sul. Juan disse também que o grupo já tem autorização para operar a usina. Ele comentou que em função da pandemia do COVID-19 e a fronteira fechada entre os dois países, a SAESA espera que a usina volte a operar e gerar energia já no início do próximo ano, em especial entre os meses de fevereiro e março de 2021. O governador Eduardo Leite colocou o corpo técnico da secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, à disposição da SAESA para que auxiliem nas questões técnicas para que a usina volte a gerar energia num menor espaço de tempo possível. 

O CEO da AES Brasil, Italo Freitas comentou aos presentes que a AES vai focar seus investimentos no Rio Grande do Sul, em energia renovável. “Já estamos com dois projetos de energia solar em andamento no Estado com o setor farmacêutico. Um já em andamento e outro está em fase final de licenciamento. São projetos de 10 mega de geração de energia”, disse o engenheiro Ítalo Freitas.  O CEO da AES elogiou muito os ventos do RS, o que possibilita para 2021, investimentos da empresa no setor eólico gaúcho. 

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Reativação da Termo Uruguaiana na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Frederico Antunes, aguardava a resposta sobre a negociação há 40 dias. “Hoje tivemos duas notícias positivas: a intenção da SAESA de já produzir energia em fevereiro ou março de 2021 na usina de Uruguaiana e entrada do grupo AES no ramo de energia renovável no Rio Grande do Sul”, comemorou Frederico. 

“Uruguaiana vive talvez um dos melhores momentos em termos de desenvolvimento, e a retomada da nossa usina vem coroar esse trabalho. A palavra de ordem é gratidão a todos que estiveram envolvidos nesse processo, que além da energia que vai abastecer Brasil e Argentina, gerará oportunidades de trabalho para a comunidade local”, disse o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello que também participou da reunião

Participaram também do encontro, o presidente da SULGÁS, Carlos Ivan Colón, o vice-presidente de Câmara de Deputados da Província de Corrientes, deputado Eduardo Alejandro Vischi e o coordenador da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, Cristiano Guerra.