AMPLIAÇÃO DO ACORDO SANITÁRIO BINACIONAL- RBS Notícias

27 de agosto de 2020 0 Por Dep. Frederico Antunes

Passam a valer, a partir de amanhã, regras de prevenção ao coronavírus em mais quatro municípios de fronteira do Brasil com o Uruguai. 

Esse acordo binacional foi feito esta manhã, em uma reunião entra a Comissão do Mercosul, governo do Estado e representantes dos Ministérios da Saúde do Brasil e do Uruguai. 

“Esse acordo tem esse aspectos de ineditismo e é muito importante porque o Uruguai se sentiu muito valorizado nisso, com sua política de controle”, defendeu a secretária Ana Amélia Lemos.

Para evitar o avanço do coronavírus, o acordo sanitário binacional passa a ser utilizado na fronteira, dois meses depois da parceria entre Santana do Livramento e Rivera, que possuem regras iguais nas cidades, como o uso obrigatório de máscaras e medição de temperaturas. 

“Essa troca de dados possa servir para intercâmbio de boletins epidemiológicos”, defendeu o deputado estadual Frederico Antunes.

Entretanto, o acordo ainda precisa de ajustes, como o comércio. Santana do Livramento, por exemplo, teve regras da bandeira vermelha, enquanto o comércio de Rivera continuava aberto.