COVID-19: ACORDO SANITÁRIO BINACIONAL É AMPLIADO

COVID-19: ACORDO SANITÁRIO BINACIONAL É AMPLIADO

27 de agosto de 2020 0 Por Dep. Frederico Antunes

Definição ocorreu nesta quarta-feira durante videoconferência com autoridades dos dois países

A ampliação do acordo sanitário entre o Brasil e Uruguai foi tema de videoconferência nesta quarta-feira (26/8) com autoridades dos dois países, dentre elas, o Embaixador do Brasil no Uruguai, Antonio Simões. O acordo, agora ampliado, prevê ações envolvendo os planos sanitário e epidemiológico na área de abrangência da fronteira entre os municípios de Quaraí e Barra do Quaraí, no Brasil, e Artigas e Bella Union, no Uruguai. Em 26 de julho foi assinado um programa-piloto entre Santana do Livramento e Rivera, considerado o primeiro convênio entre países latino-americanos para o enfrentamento ao coronavírus.

O presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, reiterou a disposição do parlamento gaúcho e do Estado em seguir trabalhando em parceria. “A doença não reconhece fronteiras estabelecidas no papel e a vida das pessoas que moram praticamente na mesma cidade, com interações diárias nas rotinas, tampouco reconhece essa divisão. Temos a responsabilidade coletiva de enfrentar e vencer a situação, melhorando a eficácia do controle do coronavírus na fronteira”, detalhou.

A secretária de Assuntos Federativos e Internacionais, Ana Amélia Lemos, representou o governador Eduardo Leite na reunião. Destacou que “é uma honra muito grande para o RS ampliar e compartilhar uma experiência tão rica como essa na área da saúde. Quando há vontade política entre os países se avança e se realiza uma integração real e prática”, disse Ana Amélia.

Representaram o governo do Uruguai na videoconferência, o diretor da área de Fronteiras do ministério das Relações Exteriores, Embaixador Federico Perazza e a diretora de coordenação do Ministério de Saúde Pública, Dra. Karina Rando. Ambos reforçaram durante suas falas a importância do acordo destacando que a ampliação desse intercâmbio sanitário é muito frutífero visto que os dois países sempre tiveram esse espírito de cooperação mútua. O planejamento de enfrentamento conjunto ao coronavírus começou no final de maio, quando o governador conversou com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. Além de oferecer apoio técnico ao presidente do país vizinho, Leite elencou a importância de ações de preservação à vida nos municípios fronteiriços: Santana do Livramento e Rivera, Chuí e Chuy, Aceguá e Aceguá, Quaraí e Artigas, Barra do Quaraí e Bella Unión e Jaguarão e Rio Branco.

Também participaram da reunião, o diretor da secretaria estadual da Saúde, Bruno Naudorff e representantes das cidades de Quaraí e Barra do Quaraí, no Brasil e, Artigas e Bella Union, no Uruguai.