FONPLATA pode apoiar economia de cidades-gêmeas de fronteira

FONPLATA pode apoiar economia de cidades-gêmeas de fronteira

29 de April de 2021 0 By fredericoantunes

A Secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS, em Brasília, Ana Amélia Lemos e o deputado estadual Frederico Antunes (PP), integrante da Comissão do Mercosul, mantiveram, nesta tarde, em reunião virtual, o primeiro contato com executivos do FONPLATA. Os representantes do RS propuseram a criação de uma linha de crédito especial para apoiar cidades-gêmeas de fronteira no enfrentamento pós pandemia.

Como explicou o deputado Frederico Antunes, “é fundamental criar mecanismos de suporte, que possibilitem a reabilitação da economia dessas cidades, que passam por graves dificuldades econômicas e sociais, decorrentes da pandemia. São cidades interdependentes no comércio e no serviço e estão longe dos grandes centros, mais vulneráveis ao êxodo de seus habitantes”.  

Luciana Botafogo Brito, gerente de operações do Fundo, se colocou à disposição para receber as demandas e projetos das cidades-gêmeas, mas explicou que o banco não pode trabalhar com projetos binacionais. No caso das cidades de fronteira, serão necessários projetos independentes, um para cada cidade ou consórcio de municípios do mesmo estado.

FONPLATA é um Banco de Desenvolvimento formado por cinco países (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai), criado em 1971 para apoiar a integração dos países-membros e um desenvolvimento harmônico e inclusivo, mediante operações de crédito e recursos não reembolsáveis do setor público.

Também participaram da reunião virtual, Henrique Pissaia, Chefe de Gabinete da Presidência do FONPLATA, Oscar Carvallo, responsável do fundo por projetos no Brasil e Robson Valdez, Assessor de Relações Internacionais da SERFI.

Fonte: https://estado.rs.gov.br/fonplata-pode-apoiar-economia-de-cidades-gemeas-de-fronteira