PRÊMIO VITOR MATEUS TEIXEIRA

PRÊMIO VITOR MATEUS TEIXEIRA

15 de Dezembro de 2021 0 Por fredericoantunes


O assessor parlamentar Régis Lima fez a entrega aos indicados pelo Deputado Frederico Antunes

O Deputado Frederico Antunes prestigiou a cerimônia do Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2021, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, na noite desta quinta-feira (09). A finalidade da distinção é reconhecer e valorizar o trabalho de artistas e veículos de comunicação que enaltecem a música gaúcha.

O assessor parlamentar Régis Lima fez a entrega da honraria nas categorias Declamador, para a agraciada Patrícia Lautert e também para Jaime Ribeiro, vencedor da categoria _Programas Regionalistas de Rádio ou Televisão._Jaime recebeu o 1º troféu José Mendes, criado neste ano pela ALRS, em homenagem ao grande cantor e ícone da música gaúcha, falecido em 1974.

Ambos foram indicados pelo Deputado Frederico. Antunes. De acordo com as regras do tributo a Teixeirinha, realizado pelo parlamento desde 1997, os deputados estaduais indicam personalidades ligadas ao tradicionalismo e os nomes são avaliados por uma comissão julgadora. Em 2021 a comissão foi formada por Márcia Teixeira dos Santos, da Fundação Vitor Mateus Teixeira;
Thiago Savaris, do Movimento Tradicionalista Gaúcho e Izabel L’Aryan e Neir Nunes Alves, do Sindicato dos Compositores Musicais do RS.

A alegretense Patrícia Daniele Guimaraes Lautert, formada em História, tem 39 anos e é professora da rede estadual na cidade de Uruguaiana. Também exerce os cargos de Diretora Cultural do Centro de Estudos Folclóricos Martin Fierro e Vice presidente dos festejos Farroupilha de Uruguaiana.

Jaime dos Santos Ribeiro, de 61 anos, é natural de Uruguaiana. Ex-Sargento do Exército, técnico contábil, músico há 45 anos e compositor com várias premiações. Atuou nos grupos de bailes Os Tiarajús, Os Gaúdérios de Uruguaiana, Vozes do Pago, Grupo Parceria, Os Caibatés com o Gaúcho da Fronteira, e com ele compôs os sucessos “O Calorão” e “Segura o Tchê”. Gravou mais de 200 canções. Participou de diversos festivais no Rio Grande do Sul, Paraguai, Uruguai e Argentina. Entrou na comunicação em 1988, na rádio São Miguel AM. Desde 2002 está na Rádio 96 FM, com a produção e apresentação de programa A Voz do Pampa, há mais de 18 anos. Pelas redes socias, transmite o programa pelo facebook e youtube desde 2011.

O espetáculo de hoje teve ainda as apresentações dos artistas Shana Müller, Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto.