MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA: FREDERICO ANTUNES PARTICIPA DA ABERTURA DA CALIFÓRNIA DA CANÇÃO NATIVA QUE COMEMORA 50 ANOS

MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA: FREDERICO ANTUNES PARTICIPA DA ABERTURA DA CALIFÓRNIA DA CANÇÃO NATIVA QUE COMEMORA 50 ANOS

3 de Janeiro de 2022 0 Por fredericoantunes

O Deputado Frederico Antunes participou na noite desta sexta-feira (17), da abertura da 43ª edição da Califórnia da Canção Nativa, que neste ano comemora 50 anos de história. O festival surgiu em 1971 idealizado pelo CTG Sinuelo do Pago, dando início ao mais importante festival da música regional gaúcha e que revelou diversos talentos, expandindo o nativismo para todo Estado e fora dele. O evento ocorre de hoje à domingo no palco da concha acústica do Parque Dom Pedro II, o parcão de Uruguaiana. O prefeito Ronnie Mello também participou da abertura. Os apresentadores oficiais do evento são Edson Rebés e Rejane Fittipaldi.

O Deputado Frederico Antunes é o autor da lei que institui 2021 como o Ano do Nativismo, em homenagem aos 50 anos da Califórnia da Canção Nativa. O evento é considerado patrimônio cultural do Rio Grande do Sul desde 2004, também por iniciativa do Deputado Frederico.

Nos três dias do festival, serão escolhidas as três músicas que ficarão com as Calhandras de Ouro, de Prata e de Bronze, entre as 24 semifinalistas classificadas após uma criteriosa e longa triagem. A Califórnia recebeu 853 inscrições que foram analisadas pela comissão formada por Gustavo Brodinho, Maria Luiza Benitez, Vaine Darde e Maxsoel Bastos.

O encontro também contará com uma novidade importante: o público, pela primeira vez, terá entrada franca ao local onde serão apresentadas as canções. A Califórnia que antes ocorria no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, agora poderá ser acessada livremente pelos entusiastas do nativismo. E, além disso, será transmitida pelas redes sociais do evento.